Essa foi nossa primeira vez guiando o comboio da Guará pela Serra da Canastra. Estávamos emocionados por estar nesse lugar mais que especial e ao mesmo tempo um pouco ansiosos, mas o que nos tranquilizou foi o companheirismo e apoio de todos nessa jornada. Era uma honra para nós conduzir a galera por esse local que foi o berço da Guará Expedições, onde o André e a Paula avistaram pela primeira vez um lobo-guará na frente do carro, o que deu origem ao nome inclusive. Será que conseguiríamos ver esse lindo animal novamente?
Estávamos abertos ao que a estrada tinha para nos oferecer, prontos para vivenciar as experiências que ela tinha para nos dar. E, logo chegamos na cachoeira Zé Carlinhos, um lugar lindo com água bem gelada. Desafiamos uns aos outros a nos banharmos na água, mas no fundo, todos sabíamos que era uma tarefa difícil. A Serra da Canastra é realmente um lugar encantador que une tudo o que gostamos em uma travessia: vida selvagem abundante, estradas com lindas paisagens, desafios na medida certa para explorar os recursos do 4×4 e, claro, o famoso queijo que leva o mesmo nome da região e é uma delícia.
O melhor de tudo era passar todos esses dias acampando, em ótima companhia, comendo e batendo aquele papo em volta da fogueira. Guiar o comboio da Guará pela primeira vez era uma emoção muito diferente, mesmo já tendo vindo aqui algumas vezes. Cada vez é uma emoção diferenciada olhar para trás no retrovisor e ver um comboio ali com você. INENARRÁVEL!

Depois de passar uma noite super agradável no campo, senti uma emoção que nunca havia sentido antes. Olhando para a Serra da Canastra com a Guará Expedições, o sabor era diferenciado. Visitamos a maior queda d’água do rio São Francisco no Parque Nacional do Canastra, um convite para ficarmos atentos aos sinais da natureza, das pegadas aos sons ao nosso redor. É muito bacana ver os animais selvagens na natureza, presentes incríveis que só são concedidos pra quem se permite explorar os limites e fazer sua própria travessia.
No caminho de volta, a estrada sempre nos presenteia com lugares maravilhosos, encantadores, às vezes até meios escondidos, como uma cachoeira que passamos. O acesso fica por uma estradinha que muitos acabam não parando. Chegamos em um lugar lindo, um caminho para chegar em uma cachoeira muito gostosa.
Essas experiências mostraram que estamos no lugar certo fazendo a coisa certa, viajando com essa galera incrível que são os viajantes da matilha Guará. Compartilhar a emoção com o comboio foi novamente inenarrável, pois não tem como usar outra palavra pra descrever. Depois de tantas experiências, saímos desse lugar icônico com duas certezas: a Serra da Canastra ainda tem muito a ser vivida e, sim, VOLTAREMOS!
Quer viajar com a gente pra Canastra? Fale com a gente e participe de uma de nossas travessias!
Confira no vídeo abaixo como foi essa experiência da Travessia Serra da Canastra com condução do Toca na Terra
Viajante e Músico no meio de uma travessia pela natureza exterior e interior
Parabéns Toca na Terra! Vocês tem a alma da Guará.
Honra acompanhar esta jornada sob a condição de vocês neste lugar incrível!!!